Casa do Vale das Hortas

A Casa do Vale das Hortas foi, em tempos, um dos maiores centros de tecelagem do concelho de Alcoutim . Segundo dados que pudemos apurar, em meados de 1977, este centro de tecelagem estava munido de quatro teares, tipo Jacquard , manuseados somente por homens e que vieram substituir os anteriores teares manuais, utilizados essencialmente por mulheres. Com a evolução dos tempos, esta actividade foi abandonada tendo a casa estado desocupada, até ao início da década de 1990. Nessa altura, foi iniciada a recuperação da casa para habitação própria.

Contudo, tais obras de recuperação não foram concluídas. Em meados de 2007, a recuperação da casa foi reiniciada, já sob novo comando, com objectivo de transformação em casa de campo para turismo rural. Estas obras viriam a ser concluídas em Abril de 2008, sob a forma que agora todos a podem conhecer.

Instalações

A Casa do Vale das Hortas é composta por 6 quartos, todos com casa de banho privativa, ar condicionado e TV. Disponibiliza três salas comuns, existindo numa delas lareira e bar. A casa tem ainda uma cozinha tradicional algarvia com o igualmente tradicional terraço que serve de telhado, influência muçulmana, denominado açoteia. Este empreendimento turístico dispõe de piscina de água salgada, parque de estacionamento privativo e horta com produtos típicos que, sempre que possível, serão servidos aos clientes.